Coletiva de imprensa anuncia inscrições para o PRONATEC

Através de uma coletiva de imprensa, a Subsecretaria Regional de Educação de Catalão informou sobre as inscrições para o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Integrantes da Subsecretaria Regional de Educação de Catalão, do SENAC e SENAI já vinham discutindo o planejamento para oferta dos cursos do programa do governo federal para 2012. O PRONATEC é destinado aos alunos do Ensino Médio, nas modalidades FIC (Formação Inicial Continuada) e TEC (Cursos Técnicos). O programa tem a finalidade de dar acesso à educação profissionalizante, utilizando a Rede do Sistema S e a Rede Federal de Ensino Técnico. Os cursos são financiados pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Os estudantes que participam dos cursos têm uma bolsa de estudos, recebendo mensalmente, em espécie, o valor correspondente ao transporte e à alimentação. O recurso é repassado diretamente da escola profissionalizante para os alunos por meio de verba federal.
De acordo com Vânia Maria Elias Neto Duarte, que responde pela Coordenação do PRONATEC, na Subsecretaria de Educação de Catalão, o programa objetiva ampliar a oferta de Educação Profissional e Tecnológica; ofertar cursos presenciais gratuitos nas modalidades FIC e TEC; e garantir a cobertura integral de despesas com oferta educacional, transporte e alimentação: Bolsa-Formação. Ela esclarece que o programa é destinado aos alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas, com idade mínima de 16 anos, e escolaridade mínima, 2º ano do Ensino Médio.
Vânia também ressalta que o SENAC vai oferecer 107 vagas distribuídas entre 05 cursos e o SENAI, 808 vagas distribuídas entre 31 cursos. O PRONATEC também será estendido aos municípios de Goiandira, Campo Alegre, Corumbaíba e Ouvidor. Entre os cursos doSENAI, estão os cursos técnicos em Eletromecânica-Química-Eletrotécnico, Logística e Segurança no Trabalho; e o SENAC está oferecendo pelo mesmo programa, os cursos técnicos em Enfermagem, Controle Ambiental e Estética.
A Subsecretaria Regional de Educação de Catalão também informa que haverá a nova modalidade PRONATEC/ SENAR, que objetiva qualificar o jovem e criar oportunidade de emprego e mantê-lo no meio rural, nos municípios de Catalão, Campo Alegre, Corumbaíba, Goiandira e Ouvidor.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Subsecretaria de Educação de Catalão; e posteriormente, os alunos são encaminhados às escolas. Cada curso tem um cronograma de início de atividades.
 
Assessoria de ComunicaçãoLara Cristina

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixar seu Comentário